sábado, 2 de abril de 2011

O Único Momento Para Amar.

Nas diversas espiritualidades que têm embelezado a Igreja através dos séculos, muitos foram os modos sugeridos pelo Espírito Santo para ensinar os cristãos a se anular: existem aqueles que se empenham constantemente em renegar a si mesmos, em fazer modificações até mesmo grandes; existem outros que tendem ao assim chamado "nada", o nada de todos os apetites (ou seja, os desejos) e assim por diante.
Nós, mesmo considerando o dever da renúncia, devemos seguir um caminho particular: encontrar o nada de nós mesmos, pensando em Deus e na sua Vontade, e no próximo, vivendo em nós as suas aflições, os seus sofrimentos, os seus problemas, as suas alegrias.
Sim, amando.
Se somos sempre amor, no presente, nós, sem que nos apercebamos, somos um nada para nós mesmos.
E porque vivemos o nosso nada, afirmamos com a vida a superioridade de Deus, o fato de Ele ser Tudo.
Ao mesmo tempo, porém, porque somos nada no presente por sermos amor, Deus nos faz imediatamente partícipes de sua vida, e então, por nós mesmos somos "nada" e por causa d’Ele, "tudo".
E, portanto, assumimos sempre como nossa a Vontade de Deus: aquela que conhecemos e programamos, e a imprevista, que se manifesta dia após dia, hora após hora.
Fazendo assim, não será somente a nossa oração a lhe dizer: "Tu és tudo, eu sou nada", mas será a nossa própria vida a proclamá-lo.

* * *

Para alcançar a união com Deus "sentida", ao menos com os sentidos da alma, é necessário aprender a fazer bem a Divina Vontade no momento presente.
Se somos generosos com Deus, a sua luz entra, pouco a pouco, em nossa mente; o seu amor, em nosso coração; e nós conseguimos "sentir" a sua presença suave, pacífica e plena, até chegar ao ponto de percebê-la quase constantemente em nós.
Devemos empenhar-nos bem neste ponto: ser sempre a Vontade de Deus viva no momento presente.

* * *
O que fazer para que, no encontro final com Jesus, sejamos aquilo que Ele espera? O melhor seria mergulhar no momento presente, viver o presente intensamente com aquela solenidade que significa fazer as coisas sem pressa, com perfeição . Fazer tudo por Jesus, e dizer-lhe "Por Ti", oferecendo-lhe sempre aquela ação, aquela dor, aquela alegria de viver bem, momento por momento.
Na minha opinião, seria esta a receita para nos prepararmos para o encontro final com Ele.

* * *
Este é o critério para viver bem a Vontade de Deus: ela deve ser vivida no momento presente da vida. É no presente que devemos permanecer no raio de sol daquela Vontade, que é diferente para cada pessoa.
No início, durante os primeiros meses e primeiros anos, será fácil sair do raio de sol e retornar para a escuridão da nossa vontade.
Mas não é o caso de se surpreender.
É sabedoria não perder mais tempo com o desalento e com a contemplação das fraquezas pessoais, e retornar sempre, imediatamente, ao raio de sol.
Isso é uma ascese e requer treinamento.
A Vontade de Deus será sempre variada. Às vezes será manifestada pelos deveres do próprio estado, ou pelas circunstâncias alegres, indiferentes ou dolorosas da nossa vida ou da vida dos irmãos; em outras ocasiões, ainda, por um mandamento ou conselho evangélico; outras vezes, pelo ensinamento da Igreja; em outros momentos, pelas coisas simples que devemos fazer a cada dia para nos sustentar, nos vestir, cuidar bem da nossa casa ou escritório e assim por diante.
Outras vezes será manifestada também pelas inspirações.
Esforçando-nos em viver sempre a Vontade de Deus no presente, a voz de Deus, que cada coração guarda, se fará ouvir cada vez mais forte e será mais fácil percebê-la e saber, portanto, aquilo que devemos fazer.

* * *
Se em algum momento estivermos em dúvida sobre qual é a Vontade de Deus para nós, entre duas ações indiferentes (as más ações, Deus não as quer jamais) devemos sem demora escolher uma, dizendo ao Senhor no fundo do coração: "Se eu estiver enganado, recoloca-me no caminho justo". E Ele, que é amor, nos conduzirá pela estrada certa.
Assim caminharemos por anos a fio, por tantos anos, meses ou dias quantos Deus nos conceder, sustentados pela graça santificante e pela graça atual que nos auxilia justamente na ação do momento presente.
Cristo viverá em cada um de nós por períodos cada vez mais longos, até que cobrirá todo o nosso dia com a sua vida.
Então poderemos chegar a dizer: não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim.
E esta é a santidade.
Quantas vezes muitos desejam se tornar santos, mas não sabem como acertar o caminho.
Eis, então, um caminho para chegar à santidade, bom para todos.
A Vontade de Deus no presente. 

CHIARA LIBICH.






Nenhum comentário:

Postar um comentário